CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUMAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO E SUSTENTABILIDADE REGIONAL: O CASO DA MICRORREGIÃO DE QUIRINÓPOLIS –GO

  • Jean Carlos Vieira Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Rosiane Dias Mota UFG
  • Rosselvelt José Santos IGUFU
Palavras-chave: Modos de Vida, Identidade, Criação de Regiões Turísticas, Quirinópolis

Resumo

O objetivo principal deste artigo é fazer algumas considerações sobre a sustentabilidade regional da microrregião de Quirinópolis (GO), vinculada à algumas políticas públicas de criação de regiões turísticas, o que poderá colaborar no entendimento da promoção e do envolvimento das comunidades locais com práticas tradicionais nas áreas de Cerrados. Afinal, o avanço tecnológico e a introdução da monocultura canavieira trouxeram para o interior do Brasil, especialmente Goiás, expressivas alterações nas formas, nas relações de produção e nas novas ressignificações da estrutura ali existente. Assim, o intento é, também, apresentar a atual situação da proposta de "Sustentabilidade do Projeto de Regionalização do Turismo" no interior deste estado. Acredita-se que, ao valorizar o turismo como forma de otimização do desenvolvimento regional, e no caso nas paisagens de Cerrado por meio de experiências culturais, haja uma ressignificação da importância das tradições locais, agregando a estas, valores econômico, social e ambiental, o que poderá fomentar algumas demandas de sustentabilidade regional, valorizando experiências materiais e imateriais que poderão ser vivenciadas nestes lugares. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa considerou os projetos e algumas políticas do Estado Nacional direcionados ao turismo que chegaram ao interior deste estado. Quanto aos aspectos metodológicos, o trabalho foi dividido em duas fases: a pesquisa documental e o trabalho de campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (Início 2007), com Estágio PDEE/Capes (09/2008 a 01/2009) na Universidade do Algarve (Portugal); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004); Especialista em Geografia pela Faculdade de Educação São Luiz/SP (2001); e Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG, departamento de Geografia. Possui experiência na área, com ênfase em Geografia do Turismo e Geografia Física, atuando com os seguintes temas: Paisagem; Regionalização do Turismo, Destinos Turísticos e Trabalhos de Campo.
Rosiane Dias Mota, UFG
Graduada em Tecnologia de Gestão Turística, Mestranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Rosselvelt José Santos, IGUFU
Professor da Graduação, Mestrado e Doutorado (IGUFU) Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia; Coordenador do Laboratório de Geografia Cultural e Turismo – IGUFU.
Publicado
2010-07-09
Seção
Artigos