O CONSUMO DE RESTAURAÇÃO FORA DE CASA: UMA AMOSTRA DE INDIVÍDUOS COMO PARÂMETRO ANALÍTICO

  • Aline Luane Fantinel UNIOESTE
  • Jéssica Mahyara Chagas Teixeira UFPR
  • Márcio Roberto Ghizzo UTFPR
Palavras-chave: consumo de alimentos, hábito alimentar, Toledo

Resumo

A prática de se restaurar e consumir alimentos fora de casa tem se tornado cada vez mais acentuada na sociedade contemporânea. Afinal, com o novo ritmo de vida empreendido, sobretudo pelo advento da globalização, as pessoas se vêem diante de uma escassez de tempo que solapa seu ritmo cotidiano. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é estudar alguns hábitos alimentares das pessoas, principalmente os de alimentar-se fora de casa, verificando algumas das mudanças que ocorreram na sociedade e que impulsionaram, cada vez mais, os indivíduos a procurarem por serviços de restauração. Para tanto, realizou-se, primeiramente, uma breve revisão bibliográfica e, em seguida, a aplicação de um questionário. Num segundo momento houve o compilamento dos dados no município de Toledo-PR, visando descobrir, dentre outros fatores, o que as pessoas buscam neste processo, bem como sinalizar se há bruscas diferenças nesta prática entre os dias úteis e os finais de semana    

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Biografia do Autor

Aline Luane Fantinel, UNIOESTE

Acadêmica do 1º ano do curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste Paranaense, campus Marechal Cândido Rondon

Jéssica Mahyara Chagas Teixeira, UFPR

Acadêmica do 1º ano do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná

Márcio Roberto Ghizzo, UTFPR
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, com graduação e mestrado em Geografia pela mesma instituição. É integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização - NEMO (UEM/DGE) e tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade, população, consumo, mercado e urbanização. Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo.
Publicado
2011-06-21
Seção
Iniciação científica