AS POTENCIALIDADES DE MARINGÁ PARA O USO DE MOBILIDADE ALTERNATIVA COM BICICLETAS

  • Eduardo Simões Flório de Oliveira UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Marcio Mendes Rocha UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Natalia Fernanda Ramos de Oliveira Mestranda pela Universidade Estadual de Maringá.

Résumé

Diagnosticar os potenciais de Maringá para mobilidade urbana sustentável com bicicletas e procurar sinalizar alterações na infraestrutura para melhorar o uso deste meio de transporte na cidade, e assim buscando otimizar as condições dos deslocamentos urbanos, é o objetivo deste trabalho. As cidades médias e grandes têm vivido uma crise na eficiência da mobilidade urbana, sendo aprofundada pelo uso de transporte individual motorizado, que ocupa mais espaço nas vias que os outros modais como, por exemplo, as bicicletas. Esta apresenta algumas vantagens que não são exploradas adequadamente. Sinalizar uma crítica ao modelo carrocentrista como mobilidade nas cidades, e que tem falhado em vários aspectos, pois as cidades centralizadas nos automóveis são modelos urbanísticos muito caros e ineficientes, faz-se necessário. Investe-se muito em infraestrutura, pois se constroem as cidades priorizando vias para os carros em detrimento das áreas públicas de convivência, áreas verdes, parques, ruas menores e mais arborizadas, assim desprivilegiando um projeto de cidade centralizada nas pessoas.

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Biographie de l'auteur

Eduardo Simões Flório de Oliveira, UEM - Universidade Estadual de Maringá
Licenciado em Geografia atualmente cursando o bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá e pesquisador do Grupo de Estudos: NEMO (Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização) e tem trabalhado com mobilidade urbana sustentável com bicicletas, democratização do espaço urbano, mobilidade urbana e mobilidade e mobilização cultural.
Publiée
2014-06-25
Rubrique
Iniciação científica