ATLAS GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE QUEVEDOS (RS)

  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria
  • Valdemar Valente Centro Universitário Franciscano
Palavras-chave: Atlas, Cartografia, Ensino de Geografia

Resumo

Os Atlas Municipais são bastante relevante para estudo e compreensão do espaço geográfico, pois conduzem, por meio de representações gráficas e de modelos conceituais, ao entendimento da organização do espaço e das relações que se dão sobre/sob ele. Neste contexto, o objetivo geral do presente artigo é: identificar a contribuição do Atlas Geográfico do Município de Quevedos/RS para a educação geográfica, bem como analisar os conhecimentos dos moradores sobre o lugar. Com relação aos procedimentos metodológicos, a princípio foi realizada uma pesquisa teórica sobre o Ensino de Geografia, a Cartografia Escolar e o Espaço Geográfico. A partir disso, foi construída e aplicada aos educadores Geográficos e aos moradores do município entrevistas estruturadas para verificar a contribuição do Atlas e os conhecimentos sobre o município, respectivamente. Concluiu-se que existe um elevado índice de desconhecimento da realidade local por parte de seus moradores e que a construção de um Atlas Geográfico Municipal possibilita a inovação dos educadores, bem como o envolvimento dos alunos com o conhecimento geográfico de forma e dinâmica, pois o material permite trabalhar com a realidade dos educandos e faz com que as práticas pedagógicas se tornem mais coerentes com sua vivência.

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Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria
Licenciada em Geografia/Centro Universitário Franciscano, Mestranda em Geografia/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Valdemar Valente, Centro Universitário Franciscano
Professor Ms. do curso de Geografia/Centro Universitário Franciscano.
Publicado
2014-12-22
Seção
Artigos