FAUNA ATROPELADA NAS ESTRADAS DO MUNICÍPIO DE CHAPADÃO DO CÉU (GOIÁS, BRASIL)

  • Vandervilson Alves Carneiro Doutorando em Geografia (UFG/IESA) / Docente da UEG-UnUCET (Anápolis, GO)
  • Carlos De Melo e Silva Neto Doutorando em Produção Vegetal / UFG – Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia, Goiânia – GO),
  • Bruno Bastos Gonçalves Doutorando em Aquicultura / UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Campus FCAV, Jaboticabal – SP),
  • Fernando José da Cruz Ribeiro Graduado em Ciências Biológicas / UFG – ICB (Goiânia – GO),
Palavras-chave: Animais atropelados, Estradas, Chapadão do Céu, Cerrado

Resumo

A fauna atropelada em estradas e rodovias de Goiás e em outras localidades brasileiras tem recebido uma atenção especial de diversos pesquisadores. O presente estudo realizou-se em estradas e rodovias que circundam o município de Chapadão do Céu (GO), onde foram percorridos 30 km por trecho em 4 dias (agosto de 2010, março e setembro de 2011), totalizando 240 Km (ida e volta), sendo o esforço amostral total de 720 km. No monitoramento de fauna atropelada em áreas de influência de Chapadão do Céu (GO) foram registrados 63 animais atropelados tendo uma taxa de atropelamento de 0,0875 animais/km.A Classe Mammalia corresponde a 61,9% dos animais encontrados, com 39 indivíduos encontrados. A Classe das Aves corresponde a 23,81%, com 15 indivíduos. Já a Classe Reptilia com 14,29%, sendo 9 indivíduos. O tatupeba (Euphractussexcinctus) foi a espécie mais atingida por atropelamentos, talvez pelo seu hábito noturno e pouca visão. Foram encontrados poucos animais de pequeno porte atropelados, uma vez que são encontrados na região grande número de carcarás (Caracaraplancus) e até corujas buraqueiras (Athenecunicularia) que se alimentam das carcaças dos pequenos animais com mais facilidade. As estradas e rodovias sempre serão necessárias para o escoamento da produção agrícola na região, porém para a implantação de novas estradas e rodovias deve haver a preocupação com a instalação de infraestrutura que reduza a velocidade de veículos, passagens aéreas e subterrâneas para o deslocamentos dos animais entre os fragmentos de vegetação e também a realização de estudos específicos que auxiliem a conservação das espécies atingidas pelo atropelamento em unidades de conservação próximas aos trechos de grande impacto ambiental.

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Biografia do Autor

Vandervilson Alves Carneiro, Doutorando em Geografia (UFG/IESA) / Docente da UEG-UnUCET (Anápolis, GO)

Doutorando em Geografia (UFG/IESA) / Docente da UEG-UnUCET (Anápolis, GO)

Carlos De Melo e Silva Neto, Doutorando em Produção Vegetal / UFG – Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia, Goiânia – GO),
Doutorando em Produção Vegetal / UFG – Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia, Goiânia – GO),
Bruno Bastos Gonçalves, Doutorando em Aquicultura / UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Campus FCAV, Jaboticabal – SP),
Doutorando em Aquicultura / UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Campus FCAV, Jaboticabal – SP),
Fernando José da Cruz Ribeiro, Graduado em Ciências Biológicas / UFG – ICB (Goiânia – GO),
Graduado em Ciências Biológicas / UFG – ICB (Goiânia – GO),
Publicado
2015-06-18
Seção
Artigos