A PERCEPÇÃO DO ELEITORADO DE GUARAPUAVA-PR ACERCA DOS GRUPOS DE PODER: TRANSFORMAÇÕES E CONTINUIDADES

  • Daniel Cirilo Augusto Universidade Estadual de Maringá
  • Diana Gomes Universidade Estadual do Centro-Oeste

Resumen

Este trabalho, tem como objetivo, compreender como se dá a percepção do eleitorado no que concerne aos grupos de poder no município de Guarapuava-PR. Objetiva-se analisar, como os grupos de poder político se consolidam em três principais grupos de poder, solidificados a partir de famílias tradicionais no poder político, a saber, grupo Carli, grupo Silvestri e grupo Matos Leão. São estas as três famílias que alternam-se no poder político de Guarapuava. A metodologia utilizada para esta investigação, alicerça-se na pesquisa bibliográfica sobre a temática e a aplicação de questionários junto aos eleitores guarapuavanos. No que diz respeito aos resultados encontrados, observou-se através das análises do conjunto de questionários, que o eleitorado concebe os problemas da política partidária, como originados a partir da falta de transformação e mudanças dos grupos de poder local. Esta conjuntura não é única de Guarapuava, reflete também, fenômenos estabelecidos em outras realidades brasileiras. Para isso, a percepção do eleitorado é de que fatos como este, são negativos para a política partidária como um todo.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Daniel Cirilo Augusto, Universidade Estadual de Maringá
Graduado e mestre em Geografia. Atualmente é doutorando em Geografia pela UEM, com estágio de doutorado na Universidade de Lisboa. Suas pesquisas possuem temáticas voltadas à Geografia Política e Geografia eleitoral.
Diana Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Suas pesquisas estão voltadas à Geografia Política e políticas públicas.

Publicado
2015-12-16
Sección
Artigos