REFLEXÕES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTINUADA: A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ESCOLAR COM-VIDAS

  • Fernanda Fernandes Macedo Prefeitura Municipal de Contagem/MG
  • Sidneia Pereira da Silva Prefeitura Municipal de Contagem/MG
  • Giuliano Ricardo de Almeida Prefeitura Municipal de Contagem/MG
  • Marcos Elias Sala Centro Pedagógico da UFMG

Resumen

Desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a promoção da transformação ambiental contínua e duradoura no espaço vivido constitui um grande desafio que os docentes de escolas públicas enfrentam, especialmente aquelas localizadas em áreas de alto risco social. O presente artigo visa socializar uma experiência bem sucedida, referente à implementação do projeto Com-Vidas em duas escolas públicas do município de Contagem/MG. Este projeto, que visou promover nos estudantes e nas comunidades escolares a percepção e tomada de consciência ambiental referentes a problemas que cada uma enfrenta, é um dos resultados do Projeto Residência Docente, que é desenvolvido no Centro Pedagógico da UFMG junto a professores da rede pública estadual e municipal de Minas Gerais. Este trabalho inicia-se com uma breve revisão conceitual sobre educação ambiental, para em seguida relatar o caminho percorrido que culminou com a idealização, organização e desenvolvimento deste projeto, com as agruras e desembaraços experimentados em todo o processo.

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Biografía del autor/a

Fernanda Fernandes Macedo, Prefeitura Municipal de Contagem/MG
Graduada e mestra em Geografia.
Sidneia Pereira da Silva, Prefeitura Municipal de Contagem/MG
Graduada e especialista em ensino de Geografia.
Giuliano Ricardo de Almeida, Prefeitura Municipal de Contagem/MG
Graduado e especialista em ensino de Geografia.
Marcos Elias Sala, Centro Pedagógico da UFMG
Doutorando em Geografia, Ensino e Cartografia Escolar pela UNESP Rio Claro/SP. Professor de Geografia do Centro Pedagógico da UFMG.
Publicado
2017-12-29
Sección
Artigos