OS IMIGRANTES INTERNACIONAIS EM MARINGÁ-PR, OS CONTEXTOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR
Resumo
Este artigo comtepla parte de uma pesquisa de mestrado, a qual busca compreender o processo para inserção e continuação da aprendizagem do aluno imigrante internacional na rede pública estadual de ensino na cidade de Maringá-PR, a partir da análise das politicas públicas para educação voltada a escolarização de imigrantes e das estratégias didático pedagógicas utilizadas por professores de Geografia para ecionar à imigrantes internacionais. Para entenderos como ocorre o processo de matricula e imigrantes e inserção no ambiente escolar partiremos da analise de documentos ofociais que asseguram o direito è educação aos imigrantes no Brasil e no Paraná, posteriormente a discussão sobre os desafios de lecionar em um ambiente intercultural. Na metodologia adotada para esta investigação previlegiamos os aspectos qualitativos através de questionários, e realizamos a analise dos dados obtidos via metodologia da análise de conteúdo. Ressalta-se que a inclusão de imigrantes internacionais por si só não resulta em garantia de aprendizagem significativa, é fundamental a oferta de formação continuada e melhores condições de trabalhos aos profissionais da educação para que consiga desenvolver junto com este aluno novas possibilidades de aprendizagem que o auxilie no processo de reterritorialização.