A IGREJA DE SANTA BÁRBARA NA CIDADE DE GOIÁS / GO -

UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA RELATO VIVENCIAL

  • Thálita Cristina Cunha Silva UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Vandervilson Alves Carneiro UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Sebastião de Souza Oliveira Secretaria Municipal da Educação de Palmas, TO

Resumo

Este artigo objetivou investigar o valor histórico e cultural da Igreja de Santa Bárbara, localizada na Cidade de Goiás / GO no primeiro semestre de 2024. O estudo buscou analisar como as interações diretas com o patrimônio histórico, podem aprofundar a compreensão dos participantes sobre a história e cultura local, especialmente por meio de atividade de campo via relato vivencial. A pesquisa fundamenta-se em fontes bibliográficas que inclui artigos científicos e materiais acadêmicos. Nesse sentido buscou-se uma análise abrangente das perspectivas teóricas sobre educação patrimonial e preservação do patrimônio cultural atrelado à perspectiva geográfica. A exploração desse patrimônio religioso - o caso da Igreja de Santa Bárbara - durante as atividades de campo, proporciona um contato direto com a história, com o patrimônio cultural visando a sua preservação. A compreensão aprofundada do espaço geográfico visitado tem por meta incentivar a valorização dos patrimônios histórico e natural.

Palavras-chaves: Templo religioso, Ensino de Geografia, Cidade de Goiás, Relato de experiência. Patrimônio histórico-cultural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thálita Cristina Cunha Silva, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Discente do PPGEO - Programa de Pós-Graduação em Geografia, da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás / GO.

Vandervilson Alves Carneiro , UEG - Universidade Estadual de Goiás

Docente do PPGEO - Programa de Pós-Graduação em Geografia, da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, Cidade de Goiás / GO.

Sebastião de Souza Oliveira, Secretaria Municipal da Educação de Palmas, TO

Docente da Secretaria Municipal da Educação de Palmas, Palmas / TO.

Publicado
2024-12-17
Seção
Artigos