Moralidade e tradicionalismo católico no século XIX: Códigos de conduta do Seminário Episcopal de São Paulo

  • Patrícia Carla de Melo Martins Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP Franca)
Palavras-chave: conservadorismo, catolicismo, educação, moral.

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar aspectos da moralidade vigente na reforma católica promovida, na província de São Paulo, pelo bispo dom Antônio Joaquim de Melo (1852-1861). Durante a segunda metade do século XIX, o Regulamento para os Ordinandos, o Regulamento ao Clero e o Prospecto do Seminário de São Paulo, participavam da estratégia pedagógica do Seminário Episcopal de São Paulo. Eles representavam o conservadorismo da hierarquia católica romana, a moral e a ética do papado de Pio IX (1846-1878) destinada ao clero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Carla de Melo Martins, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP Franca)

Graduação e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca-SP (UNESP Franca), doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente desenvolve doutorado em História, na UNESP/Franca-SP, sobre Filosofia da História do Brasil no século XIX.

Publicado
2013-12-15
Como Citar
Martins, P. C. de M. (2013). Moralidade e tradicionalismo católico no século XIX: Códigos de conduta do Seminário Episcopal de São Paulo. Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(16), 55-74. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i16.22627