Formações do argumento autoritário e ditatorial do século XIX ao XX: da teologia política de Donoso Cortés e Jaime Balmes a Carl Schmitt
Resumo
Este artigo analisa alguns dos compromissos teóricos do conservadorismo no século XIX espanhol cujo marcado enraizamento teológico católico (Donoso Cortés e Jaime Balmes) sugerimos manter forte ligação com o autoritarismo. Este artigo analisa os primeiros passos conceituais realizados por Donoso e Balmes e como este pode ter sido uma das bases de apoio para a construção teórica que permitiu que o século XX desenvolvesse sólidas teorias autoritárias, especialmente por intermédio da reinterpretação de Donoso realizada por Carl Schmitt que promoveu a reconstrução da teoria da ditadura.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.