A Morte e a Iniciação Feminina nos Lais de Maria de França
Resumo
O estudo dos significados da morte na construção de práticas sociais inclui a análise de imagens que são construídas e transformadas coletivamente ao longo de séculos em uma sociedade. A considerar esse processo de longa duração, o presente ensaio tem como eixo a relação entre morte e feminino e pretende estabelecer o entrelaçamento da perspectiva histórica com a literária e a antropológica. Serão tratadas as representações do imaginário feminino sobre a morte na literatura medieval, especificamente, no a lai de Yonec de Maria de França (séc. XII), no qual é possível identificar uma estrutura narrativa mais antiga, de feições míticas. Nesse lai, o significado da morte está relacionado a estágios iniciáticos do mundo feminino, envolvendo elementos de um imaginário forjado da sobrevivência de tradições pré-cristãs, bem como da religiosidade popular medieval e das experiências de mulheres naquela sociedade. O estudo do lai de Yonec poderá evidenciar a riqueza desse universo apresentado pela voz de uma mulher.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.