Igreja Católica e Caridade em Portugal. Do múnus bíblico de ajudar o outro à sua indispensabilidade no século XXI

  • Jorge Botelho Moniz Universidade Nova de Lisboa Observatório Político
Palavras-chave: Caridade, Igreja católica, Portugal, Pós-25 de Abril, Assistência social.

Resumo

O design de investigação que propomos parte do enquadramento e conceptualização do nosso objeto de estudo – a diakonia ou caridade – e pretende, por meio duma análise histórica, política, social e canónica, estudar as consequências da influência da Igreja católica no campo da assistência social em Portugal.

Incidindo particularmente no período pós-25 de Abril de 1974 até aos inícios da década de 2010, mas percorrendo quase nove séculos de história, investigaremos o modo como a Igreja renovou as suas atividades sócio-caritativas e as utilizou como critério de credibilidade adaptável às vicissitudes dos tempos, permitindo-lhe continuar a marcar de maneira incontornável as políticas de apoio e intervenção social de um Estado laico e duma sociedade secularizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Botelho Moniz, Universidade Nova de Lisboa Observatório Político
Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, mestre em Direito e doutorando em Ciência Política, especialidade de Teoria e Análise Política, tudo pela Universidade Nova de Lisboa. Investigador associado do Observatório Político no qual foi membro fundador do eixo de investigação em direitos humanos e ainda docente e coordenador executivo do curso de formação avançada «Direitos Humanos: Entre Princípios e Práticas». Professor visitante - Sciences Po Campus de Poitiers.
Publicado
2014-05-10
Como Citar
Botelho Moniz, J. (2014). Igreja Católica e Caridade em Portugal. Do múnus bíblico de ajudar o outro à sua indispensabilidade no século XXI. Revista Brasileira De História Das Religiões, 7(19), 223-256. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i19.23790
Seção
ARTIGOS LIVRES