Igreja Católica e Caridade em Portugal. Do múnus bíblico de ajudar o outro à sua indispensabilidade no século XXI
Resumo
O design de investigação que propomos parte do enquadramento e conceptualização do nosso objeto de estudo – a diakonia ou caridade – e pretende, por meio duma análise histórica, política, social e canónica, estudar as consequências da influência da Igreja católica no campo da assistência social em Portugal.
Incidindo particularmente no período pós-25 de Abril de 1974 até aos inícios da década de 2010, mas percorrendo quase nove séculos de história, investigaremos o modo como a Igreja renovou as suas atividades sócio-caritativas e as utilizou como critério de credibilidade adaptável às vicissitudes dos tempos, permitindo-lhe continuar a marcar de maneira incontornável as políticas de apoio e intervenção social de um Estado laico e duma sociedade secularizada.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.