“Sobre mim venham enchentes da graça”: confissão e arrependimento em um manual de devoção setecentista
Resumo
O manual Mestre da Vida que ensina a viver e morrer santamente, escrito pelo dominicano português João Franco, no século XVIII, visava à orientação dos fieis católicos quanto a conduta moral e religiosa que deveriam observar durante a vida e nos momentos que antecediam a morte, para garantirem a salvação de suas almas. Além de sua ampla circulação na Europa e no Brasil ao longo do século XVIII, o Mestre da Vida contou com inúmeras reedições até o final do século XIX, o que parece apontar para a ratificação das orientações para a instrução doutrinária propostas pelo dominicano João Franco. Neste artigo, nos detemos, especificamente, no sacramento da confissão e nas orientações que deveriam ser seguidas pelos fieis e pelo confessor para sua adequada realização.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.