“Sobre mim venham enchentes da graça”: confissão e arrependimento em um manual de devoção setecentista

  • Eliane Cristina Deckmann Fleck Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Mauro Dillmann Prof. da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: confissão, manual de devoção, salvação da alma.

Resumo

O manual Mestre da Vida que ensina a viver e morrer santamente, escrito pelo dominicano português João Franco, no século XVIII, visava à orientação dos fieis católicos quanto a conduta moral e religiosa que deveriam observar durante a vida e nos momentos que antecediam a morte, para garantirem a salvação de suas almas. Além de sua ampla circulação na Europa e no Brasil ao longo do século XVIII, o Mestre da Vida contou com inúmeras reedições até o final do século XIX, o que parece apontar para a ratificação das orientações para a instrução doutrinária propostas pelo dominicano João Franco. Neste artigo, nos detemos, especificamente, no sacramento da confissão e nas orientações que deveriam ser seguidas pelos fieis e pelo confessor para sua adequada realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Cristina Deckmann Fleck, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Eliane Cristina Deckmann Fleck é Doutora em História pela PUCRS (Porto Alegre, RS), com a Tese “Sentir, adoecer e morrer – sensibilidade e devoção no discurso missionário jesuítico do século XVII”. Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em História da UNISINOS (São Leopoldo, RS), pesquisadora do CNPq e integrante dos Grupos de Pesquisa “Jesuítas nas Américas”, “História das Religiões e das Religiosidades” e “Imagens da Morte: a morte e o morrer no mundo ibero-americano”.

Mauro Dillmann, Prof. da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Mauro Dillmann é Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo/RS. Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), integrando o GT História das Religiões e Religiosidades/Anpuh-RS e o Grupo de Pesquisa-CNPq, “Imagens da Morte: a morte e o morrer no mundo ibero-americano”. É professor da FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Publicado
2014-09-29
Como Citar
Fleck, E. C. D., & Dillmann, M. (2014). “Sobre mim venham enchentes da graça”: confissão e arrependimento em um manual de devoção setecentista. Revista Brasileira De História Das Religiões, 7(20), 119-151. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i20.24406