Tolerâncias e intolerâncias religiosas no cotidiano familiar
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar as diversidades religiosas vividas no cotidiano familiar, enfocando a confluência dos diferentes interesses, conflitos e valores nutridos pela crescente ideologia individualista em confronto com o modelo tradicional homogêneo e coletivo. Utilizando a metodologia qualitativa através das técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas, o trabalho evidencia a complexa rede de relações afetivas presente em famílias pluriconfessionais pertencentes à classe média, nas quais a cumplicidade, tolerâncias e intolerâncias, conflitos e diálogos assumem diferentes conotações dentro de um contexto de abertura ou de fechamento das relações familiares. Conclui-se que “velhas” e “novas” formas de religiosidade jogam com diferentes interesses marcando rupturas e continuidades entre passado, presente e futuro
que se entrecruzam.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.