A Igreja Santa Cecília e as representações do bandeirante na obra de Benedito Calixto: percalços eclesiásticos em São Paulo, na Primeira República
Resumo
A Igreja de Santa Cecília localizada na cidade de São Paulo guarda um importante acervo do pintor Benedito Calixto. Em meio a essa obra que inclui uma série de painéis e retratos encontra-se representada a história de Pero Corrêa, um bandeirante que atuou no litoral paulista no século XVI. Essa representação que data dos anos de 1910 e 1912 se distancia da imagem valorosa e heróica, que se constituiu na mesma época a partir do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Museu Paulista, acerca dos bandeirantes. Procura-se demonstrar que tal peculiaridade relaciona-se com as contradições da Igreja ultramontana em face do Estado republicano na época.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.