A Igreja Santa Cecília e as representações do bandeirante na obra de Benedito Calixto: percalços eclesiásticos em São Paulo, na Primeira República

  • Cristina de Toledo Romano Universidade do Grande ABC

Resumo

A Igreja de Santa Cecília localizada na cidade de São Paulo guarda um importante acervo do pintor Benedito Calixto. Em meio a essa obra que inclui uma série de painéis e retratos encontra-se representada a história de Pero Corrêa, um bandeirante que atuou no litoral paulista no século XVI. Essa representação que data dos anos de 1910 e 1912 se distancia da imagem valorosa e heróica, que se constituiu na mesma época a partir do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Museu Paulista, acerca dos bandeirantes. Procura-se demonstrar que tal peculiaridade relaciona-se com as contradições da Igreja ultramontana em face do Estado republicano na época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina de Toledo Romano, Universidade do Grande ABC

Mestre em Literatura Brasileira, USP; Doutora em História Social, USP; Docente de Teoria da História e História Moderna, Universidade do Grande ABC. 

Como Citar
Romano, C. de T. (1). A Igreja Santa Cecília e as representações do bandeirante na obra de Benedito Calixto: percalços eclesiásticos em São Paulo, na Primeira República. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(4). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i4.26727
Seção
ARTIGOS LIVRES