Spiritu, corde et practice. A cultura visual e o "modo de proceder" jesuítico

  • Isabel Cristina Fernandes Auler PUC-RJ

Resumo

Esse trabalho consiste na análise da função das imagens para pregadores jesuítas, onde a retórica orienta as relações entre visualidade, memória, meditação e ação devota. Mais precisamente no estudo da obra Adnotationes e Meditationes in Evangelia de Jerônimo Nadal S.J, publicado em 1595 na Antuérpia. Baseado em narrativas bíblicas sobre a história da salvação do homem, o livro contém gravuras que ilustram determinadas cenas da vida de Jesus Cristo. Pretendo demonstrar que a obra nadalina representou a tentativa de uma conciliação entre vida ativa e contemplativa, através da elaboração de imagens retóricas – além das anotações e meditações acopladas a elas - análogas a sua tríade spiritu, corde et practice, que sintetizavam “o modo de proceder” da Companhia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Fernandes Auler, PUC-RJ

Mestranda em História Social da Cultura, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em História pela PUC-Rio.

Como Citar
Auler, I. C. F. (1). Spiritu, corde et practice. A cultura visual e o "modo de proceder" jesuítico. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(4). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i4.26735
Seção
ARTIGOS LIVRES