Spiritu, corde et practice. A cultura visual e o "modo de proceder" jesuítico
Resumo
Esse trabalho consiste na análise da função das imagens para pregadores jesuítas, onde a retórica orienta as relações entre visualidade, memória, meditação e ação devota. Mais precisamente no estudo da obra Adnotationes e Meditationes in Evangelia de Jerônimo Nadal S.J, publicado em 1595 na Antuérpia. Baseado em narrativas bíblicas sobre a história da salvação do homem, o livro contém gravuras que ilustram determinadas cenas da vida de Jesus Cristo. Pretendo demonstrar que a obra nadalina representou a tentativa de uma conciliação entre vida ativa e contemplativa, através da elaboração de imagens retóricas – além das anotações e meditações acopladas a elas - análogas a sua tríade spiritu, corde et practice, que sintetizavam “o modo de proceder” da Companhia.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.