Religião e psicologia: a influência do mundo científico sobre as crenças religiosas em estudantes de psicologia
Resumo
No mundo moderno a psicologia como ciência ocupou o lugar que antes era dos sistemas mágico-religiosos. O estudo da alma humana (psyké) passou para as ciências. A formação de psicólogos fatalmente levará ao confronto de valores religiosos individuais e os conceitos científicos. Neste contexto qual deve ser a influência do curso de graduação em psicologia nos valores religiosos assumidas por estudantes de psicologia? Esta breve pesquisa com 156 sujeitos, alunos de graduação em psicologia tende a mostrar as diferenças entre a religião assumida e a freqüência em cultos religiosos, no primeiro, segundo e quarto ano de graduação. Observou-se uma tendência dos alunos a abandonar religiões neo-pentecostais e afro-descendentes e aumento de opções pelo catolicismo, protestantismo histórico e ateísmo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.