Princípios do cristianismo católico no contexto de elaboração do Ordenamento Jurídico-Penal Brasileiro da década de 1940
Resumo
Esse artigo contém os resultados de uma pesquisa na qual buscamos compreender a influência dos princípios do cristianismo católico na elaboração do ordenamento jurídico penal brasileiro, que veio a ser implantado no país no início da década de 1940. Atentamos especificamente para o pensamento jurídico-penal de Oscar Stevenson, analisando alguns de seus escritos publicados pela Revista Forense na conjuntura delimitada. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da história social do direito, cujo objetivo consiste em apreender os padrões sócio-culturais presentes na cultura jurídico-penal da sociedade brasileira. Neste sentido, percebemos que, mesmo com a construção do Estado-Nação laico e a implantação do regime republicano, a Igreja Católica continuou tendo um papel significativo na definição dos termos da vivência social, principalmente por intermédio dos ordenamentos jurídicos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.