Comerciantes portugueses e missionários no Japão

  • Jorge Henrique Cardoso Leão UERJ
Palavras-chave: História dos Jesuítas no Oriente XVI, Jesuítas no Japão XVI, Mediações Culturais

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as relações de cooperação entre os mercadores portugueses e os missionários no encontro com a civilização japonesa ao longo da segunda metade do século XVI. Este caso em particular nos faz pensar que apesar da diferença dos interesses desses dois grupos sociais, ambos precisavam um do outro para sobreviver no Além-mar. Os mercadores abriam espaço para as relações políticas e davam suporte logístico aos padres. Já os missionários encarregavam-se de aproximar os mercadores da população local. Pois iriam atuar como mediadores culturais capazes de traduzir os sistemas culturais da civilização japonesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Henrique Cardoso Leão, UERJ
Mestrando em História Social (UERJ), pós-graduado em História Militar (UNIRIO), graduado em História (UGF), bolsista de produção científica – nível de mestrado – pela FAPERJ, atua como pesquisador discente – nível de mestrado – da Companhia das Índias (UFF) e do Núcleo de Estudos Inquisitoriais (UERJ). Áreas de interesse: História dos Jesuítas no Oriente; Identidades Culturais e Representações Religiosas no Mundo Colonial; Inquisição no Mundo Colonial. 
Como Citar
Leão, J. H. C. (1). Comerciantes portugueses e missionários no Japão. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(5). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i5.30167
Seção
ARTIGOS LIVRES