Comerciantes portugueses e missionários no Japão
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as relações de cooperação entre os mercadores portugueses e os missionários no encontro com a civilização japonesa ao longo da segunda metade do século XVI. Este caso em particular nos faz pensar que apesar da diferença dos interesses desses dois grupos sociais, ambos precisavam um do outro para sobreviver no Além-mar. Os mercadores abriam espaço para as relações políticas e davam suporte logístico aos padres. Já os missionários encarregavam-se de aproximar os mercadores da população local. Pois iriam atuar como mediadores culturais capazes de traduzir os sistemas culturais da civilização japonesa.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.