CAMINHOS TEÓRICOS PARA O ESTUDO DAS RELIGIÕES
Resumo
No universo cultural ocidental, dominado pelas religiões monoteístas que são ao mesmo tempo religiões livrescas, a pesquisa fez com frequência a análise dos fenômenos religiosos a partir dos ensinamentos dispensados pelos clérigos dessas diferentes religiões: rabinos, padres católicos, pastores protestantes, imãs muçulmanos. O ensino transmitido por esses personagens chaves das religiões apresenta uma organização discursiva nos discursos teológicos. Essa preeminência da teologia orientou a pesquisa sobre a religião na direção de uma metodologia que coloca sistematicamente em posição dominante a verdade revelada nos textos sagrados. É com relação a essas “verdades” que os atos da religião são interpretados e avaliados.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.