PLURALISMO NA MODERNIDADE – E NO JUDAÍSMO DO SEGUNDO TE
Resumo
As transformações próprias da modernidade tiveram efeitos diversos não só sobre a natureza da experiência religiosa, como também, é claro, sobre sua percepção intelectual - notavelmente de sua dimensão histórica. A sensação iluminista de que“tudo mudou com Espinosa” nesse aspecto, traduz o gradual consenso histórico de que uma inflexão fundamental no pensamento sobre a natureza histórica das instituições religiosas era já evidente na Amsterdã do século XVII (SUTCLIFFE, 2003, p. 16). Tal processo, é claro, ia além do restrito universo dos Países-Baixos e estava relacionado a um movimento mais amplo, que para nós, hoje, parece ter suas raízes no decorrer das transformações que identificamos como as origens do capitalismo na Europa ocidental e central, em algum momento da idade média européia.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.