OPÇÕES DE INTERVENÇÃO SOCIAL DO ESPIRITISMO: O LAR DE JOAQUINA (SANTA MARIA – RS)
Resumo
A divisa central da Federação Espírita Brasileira na passagem para o século XX foi consolidar a orientação religiosa, tendo a prática da caridade como seu eixo central de ação. Através de um conjunto diversificado de obras assistenciais, a caridade tornou-se o principal meio de inserção social do espiritismo e via para sua legitimação no Brasil. Pretendemos apresentar a Sociedade Espírita Estudo e Caridade e sua atuação na cidade de Santa Maria, município da região central do Rio Grande do Sul, a fim de analisar como é articulada a idéia de assistência e caridade na perspectiva do grupo. A documentação utilizada são as atas doconselho deliberativo da Sociedade Espírita Estudo e Caridade, a partir de 1927, ano de fundação da sociedade, e os relatórios anuais de atividades, nos quais consta a situação administrativa e organizativa do Abrigo Espírita Lar de Joaquina, instituição que atendeu crianças desamparadas, mantida pela sociedade.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.