RELIGIÃO E MEMÓRIA: AFIRMAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL

  • Maxwell Pinheiro Fajardo UNESP /Assis
Palavras-chave: Assembléia de Deus, memória coletiva, biografia, pentecostalismo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre religião e memória na modernidade, tendo como objeto de estudo a Igreja Assembléia de Deus, que em 2011 completou seu primeiro centenário de fundação. Para tanto, discutiremos o conceito de memória coletiva formulado por Halbwacks, quando aplicado ao estudo da memória religiosa na modernidade. Desta forma,  pretendemos estudar como as biografias dos fundadores da igreja, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, publicadas pela editora oficial da  denominação, cumpriram a função de estabelecer uma memória oficial da instituição, de modo a contribuir com a consolidação da identidade do grupo em meio a um campo religioso cada vez mais amplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxwell Pinheiro Fajardo, UNESP /Assis
Doutorando em História pela UNESP /Assis. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel e licenciado em História. 
Como Citar
Fajardo, M. P. (1). RELIGIÃO E MEMÓRIA: AFIRMAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL. Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(13). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i13.30261
Seção
COMUNICAÇÕES (Inativo)