RELIGIÃO E MEMÓRIA: AFIRMAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre religião e memória na modernidade, tendo como objeto de estudo a Igreja Assembléia de Deus, que em 2011 completou seu primeiro centenário de fundação. Para tanto, discutiremos o conceito de memória coletiva formulado por Halbwacks, quando aplicado ao estudo da memória religiosa na modernidade. Desta forma, pretendemos estudar como as biografias dos fundadores da igreja, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, publicadas pela editora oficial da denominação, cumpriram a função de estabelecer uma memória oficial da instituição, de modo a contribuir com a consolidação da identidade do grupo em meio a um campo religioso cada vez mais amplo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.