RELAÇÕES DE PODER E ALTERIDADE NO HOODOO E VOODOO DA DIÁSPORA. PRÁTICAS RELIGIOSAS AFRO-AMERICANAS EM THE SKELETON KEY (2005)

  • Silvio Ruiz Paradiso Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Religião afro-americana, pós-colonialismo, cinema, vodu, alteridade

Resumo

Analisar-se-á as relações de poder e alteridade, a partir das práticas religiosas afroamericanas, chamadas voodoo e hoodoo, no filme The Skeleton Key (2005), traduzido no Brasil como A Chave Mestra. O filme dirigido por Iain Softley centra-se na protagonista Caroline Ellis, que se vê inserida no mundo do conjuro. Todavia, esse enredo analisado a partir da luz pós-colonial de Homi Bhabha (1998) e Frantz Fanon (1986), revela através dos inúmeros simbolismos das relações coloniais, diasporicamente deslocadas ao século XX, um conflito do desejo em ser o outro, deflagrado nas relações da diferença.

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Biografia do Autor

Silvio Ruiz Paradiso, Universidade Estadual de Londrina
Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista Capes. Líder do grupo de pesquisa sobre Literatura, Estudos Culturais e Pós-colonialismo, e membro do LERR- Laboratório de Estudos de Religião e Religiosidade da Universidade Estadual de Maringá.
Como Citar
Paradiso, S. R. (1). RELAÇÕES DE PODER E ALTERIDADE NO HOODOO E VOODOO DA DIÁSPORA. PRÁTICAS RELIGIOSAS AFRO-AMERICANAS EM THE SKELETON KEY (2005). Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(13). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i13.30262
Seção
ARTIGOS LIVRES