AS ORDENAÇÕES AFONSINAS E OS JUDEUS EM PORTUGAL
Resumo
Este trabalho utilizou como fonte primária as leis contidas nas OrdenaçõesAfonsinas concernentes aos judeus e, assim, pretendeu-se compreender como se
configurava a situação destes no reino português a partir das disposições contidas naquelas, uma vez que abarcavam leis de regulamentação específica ao povo mosaico. A problemática empregue nesta pesquisa teve como fulcro as políticas de afirmação régia e como estas se valiam das leis criadas e/ou ratificadas na compilação, para auxiliar no intuito da centralização do poder. Como o tema da pesquisa restringiu-se aos judeus em Portugal, buscou-se analisar a fonte com o olhar direcionado à problemática supracitada, sem deixar de lado as considerações relacionadas à condição de minoria religiosa daquele povo, já que por esse motivo formavam uma comuna independente estruturalmente das comunas cristãs e, portanto, também interagiam nas linhas de força entre a dinâmica social do poder local das comunas e o poder centralizador dos monarcas.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.