ARTICULAÇÕES ENTRE O CAMPO RELIGIOSO E O TRABALHO PROFISSIONAL COM A SAÚDE NA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃZINHAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO (1960-1990)
Resumo
O presente artigo apresenta articulações entre as características específicas do campo religioso, no que diz respeito aos bens simbólicos e aos ritos de instituição, e o processo de profissionalização na área da saúde das irmãs pertencentes à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Este movimento enfoca as divergências referentes a emergência dos ideais de inserção social a partir da realização do Concílio Ecumênico Vaticano II, efetivados através dos cuidados com o corpo e a alma. A partir de entrevistas e de documentos institucionais da Congregação de da CRB (Conferência de Religiosos do Brasil) possibilita, a partir daí, reflexão acerca dos efetivos sentidos da vida religiosa feminina hordienamente.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.