ARTICULAÇÕES ENTRE O CAMPO RELIGIOSO E O TRABALHO PROFISSIONAL COM A SAÚDE NA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃZINHAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO (1960-1990)

  • Caroline Jaques Cubas UDESC
Palavras-chave: Vida religiosa – profissionalização – inserção social – corpo

Resumo

O presente artigo apresenta articulações entre as características específicas do campo religioso, no que diz respeito aos bens simbólicos e aos ritos de instituição, e o processo de profissionalização na área da saúde das irmãs pertencentes à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Este movimento enfoca as divergências referentes a emergência dos ideais de inserção social a partir da realização do Concílio Ecumênico Vaticano II, efetivados através dos cuidados com o corpo e a alma. A partir de entrevistas e de documentos institucionais da Congregação de da CRB (Conferência de Religiosos do Brasil) possibilita, a partir daí, reflexão acerca dos efetivos sentidos da vida religiosa feminina hordienamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Jaques Cubas, UDESC
A autora é doutoranda em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História pela UFSC. Mestre em História Cultural pelo mesmo programa e especialista em História Social no Ensino Fundamental e Médio pela UDESC. 
Como Citar
Cubas, C. J. (1). ARTICULAÇÕES ENTRE O CAMPO RELIGIOSO E O TRABALHO PROFISSIONAL COM A SAÚDE NA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃZINHAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO (1960-1990). Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(7). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i7.30334
Seção
ARTIGOS LIVRES