O PROTESTANTISMO NO ADVENTO DA REPÚBLICA NO BRASIL: DISCURSOS, ESTRATÉGIAS E CONFLITOS

  • Lyndon de Araújo Santos UFMA
Palavras-chave: Protestantismo, República, Campo Religioso, Identidades Culturais

Resumo

O artigo discute o lugar do protestantismo nas mudanças políticas, sociais e culturais vividas pela sociedade brasileira no advento da República. Compreende-se o início o processo de protestantização do campo religioso brasileiro, quando dadas identidades culturais e religiosas foram sendo elaboradas, por meio de discursos, estratégias e conflitos. Foram analisadas fontes documentais, bibliográficas e o olhar do jornalista João do Rio na virada dos séculos XIX/XX no Rio de Janeiro, ao perceber a diversificação das religiões no cenário carioca. A experiência do sagrado, desde então, tem se diversificado até hoje pelo deslocando da Igreja Católica como instituição matriz única do sentido religioso. O protestantismo fez parte desta diversificação paralelamente a outras expressões religiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyndon de Araújo Santos, UFMA
Doutor em História (UNESP-Assis), Professor do Departamento de História da UFMA, Presidente da ABHR – Associação Brasileira de História das Religiões. 
Como Citar
Santos, L. de A. (1). O PROTESTANTISMO NO ADVENTO DA REPÚBLICA NO BRASIL: DISCURSOS, ESTRATÉGIAS E CONFLITOS. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(8). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i8.30351
Seção
ARTIGOS LIVRES