O PROTESTANTISMO NO ADVENTO DA REPÚBLICA NO BRASIL: DISCURSOS, ESTRATÉGIAS E CONFLITOS
Resumo
O artigo discute o lugar do protestantismo nas mudanças políticas, sociais e culturais vividas pela sociedade brasileira no advento da República. Compreende-se o início o processo de protestantização do campo religioso brasileiro, quando dadas identidades culturais e religiosas foram sendo elaboradas, por meio de discursos, estratégias e conflitos. Foram analisadas fontes documentais, bibliográficas e o olhar do jornalista João do Rio na virada dos séculos XIX/XX no Rio de Janeiro, ao perceber a diversificação das religiões no cenário carioca. A experiência do sagrado, desde então, tem se diversificado até hoje pelo deslocando da Igreja Católica como instituição matriz única do sentido religioso. O protestantismo fez parte desta diversificação paralelamente a outras expressões religiosas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.