CONFLITOS NO CAMPO PROTESTANTE: O MOVIMENTO CARISMÁTICO E O SURGIMENTO DA IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA (1965-1975)
Resumo
a proposta deste artigo é apresentar o conflito no campo protestante/presbiteriano brasileiro que deu origem à Igreja Presbiteriana Independente Renovada em 1972. Discutimos como o tema da renovação espiritual, comum a diversas comunidades religiosas no final dos anos 1960, serviu de agente para a reconfiguração do campo protestante, por meio de intensas disputas ideológicas, lutas por se fazer ouvir e por demarcar posição. Analisamos a produção historiográfica sobre esse episódio e retomamos as fontes produzidas pelos grupos que se posicionaram em conflito para identificar e analisar as tensões existentes entre os vários agentes sociais. Como resultado, trazemos à luz sob a teoria dos campos, a constituição de novos bens simbólicos para compreender o surgimento de outra denominação religiosa.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.