LÁ VEM A BANDEIRA... OS REIS E SEUS ATORES
Resumo
A religiosidade popular manifesta-se por meio de rituais, festas, comemorações e celebrações. Alicerçadas em elementos místicos, as tradições populares integram o natural, o social e o sagrado. Este artigo faz um estudo das “Folias de Reis”, particularmente em duas cidades do interior de Minas Gerais. Foram utilizados os procedimentos metodológicos da história oral, através de um conjunto de depoimentos. A religiosidade faz parte da cultura das classes populares. Seu estudo é um importante instrumento para a compreensão das raízes culturais e históricas do povo brasileiro. Na verdade, trata-se do mundo de Deus e mundo dos homens, ancorados no rio da vida. As Folias de Reis estão permeadas por múltiplos atores, lastreadas de continuidades / descontinuidades. Em vista disso, é necessário analisar seu significado e sua dinâmica.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.