LÁ VEM A BANDEIRA... OS REIS E SEUS ATORES

  • Mauro Passos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Religiosidade popular, misticismo, história, cultura

Resumo

A religiosidade popular manifesta-se por meio de rituais, festas, comemorações e celebrações. Alicerçadas em elementos místicos, as  tradições populares integram o natural, o social e o sagrado. Este artigo faz um estudo das “Folias de Reis”, particularmente em duas cidades do interior de Minas Gerais. Foram utilizados os procedimentos metodológicos da história oral, através de um conjunto de depoimentos. A religiosidade faz parte da cultura das classes populares. Seu estudo é um importante instrumento para a compreensão das raízes culturais e históricas do povo brasileiro. Na verdade, trata-se do mundo de Deus e mundo dos homens, ancorados no rio da vida. As Folias de Reis estão permeadas por múltiplos atores, lastreadas de continuidades / descontinuidades. Em vista disso, é necessário analisar seu significado e sua dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Passos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Roma / UPS (Itália), Professor do Mestrado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor e Pesquisador visitante do Mestrado do IPT e UTAD do Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal.
Como Citar
Passos, M. (1). LÁ VEM A BANDEIRA. OS REIS E SEUS ATORES. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(9). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i9.30375