O SILÊNCIO DE JÓ: O LIVRO DE JÓ E A CRÍTICA SAPIENCIAL À TEOLOGIA SACERDOTAL

  • Edgard Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: História Antiga Judaica, O Livro de Jó, Literatura Sapiencial

Resumo

o presente artigo analisa o Livro de Jó enquanto expressão do conjunto maior da tradição sapiencial do antigo oriente próximo. Pretendemos demonstrar a sua intimidade com fontes literárias egípcias e mesopotâmicas. Também objetivamos realçar a natureza crítica do Livro de Jó no âmbito do universo teológico do segundo templo de Jerusalém, entre 516 a.e.c- 70 e.c.. Para tanto analisamos, como, segundo o texto, se dá a aproximação de Jó a Deus. Comparando os conceitos subjacentes e as experiências místicas contidas em Jó e na literatura sacerdotal. Assim, pretendemos demonstrar a especificidade da mística de Jó e sua diferenciação diante de outras místicas bíblicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgard Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do Conselho Acadêmico do Centro de História e Cultura Judaica.
Como Citar
Leite, E. (1). O SILÊNCIO DE JÓ: O LIVRO DE JÓ E A CRÍTICA SAPIENCIAL À TEOLOGIA SACERDOTAL. Revista Brasileira De História Das Religiões, 4(10). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v4i10.30381
Seção
ARTIGOS LIVRES