A NATUREZA AMERICANA NAS OBRAS TURRIS BABEL E ARCA NÖE DO JESUÍTA ATHANASIUS KIRCHER
Resumo
Foram vários os homens de letras vinculados a ordens religiosas que, na Europa do século XVII, se debruçaram sobre questões suscitadas com a descoberta do continente americano. Afinal, os ameríndios também descendiam de Adão e Eva? Teria Noé aportado no Novo Mundo e deixado parte dos animais que transportava na Arca? Para analisarmos tais questionamentos elencamos duas obras do jesuíta alemão Athanasius Kircher que, no século XVII, publicou os livros Turris Babel e Arca Nöe. Neles, procurou explicar a origem dos homens e animais encontrados no Novo Mundo, baseando-se em uma inusitada interpretação do Livro de Gênese. Por fim, pretendemos apontar, através das obras de Kircher como, neste período, instituições religiosas se ocupavam de temas relacionados ao estudo do mundo natural ao elaborarem modelos explicativos para origem da natureza americana, modelos estes fundamentados nos paradigmas de Adão, Babel e Noé.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.