A SANCTA SAPIENTIA MEDIEVAL – ENIGMA E MISTÉRIO NO TEATRO CRISTÃO DE ROSVITA DE GANDERSHEIM
Resumo
No âmbito dos Estudos Literários, a teoria, a crítica e a historiografia acerca da literatura produzida na Idade Média avançaram muito, a partir de 1940, com as obras de Ernst Curtius, Mikhail Bakhtin e Erich Auerbach. A despeito dos progressos, permanecem na sombra alguns aspectos específicos, com incursões pontuais conquanto significativas: é o caso da fortuna crítica sobre a produção literária feminina no período. Rosvita foi canonisa e viveu no convento beneditino de Gandersheim (Alemanha), no século X d.C.. Influenciada por Terêncio, escreveu em latim peças teatrais nas quais apresentava figuradamente questões teológicas, a fim de difundir a doutrina cristã. O tema do martírio mereceu destaque, sendo o foco central da peça Sabedoria, ambientada no tempo do imperador romano Adriano. No ensaio, analisa-se este texto dramatúrgico, discutindo, ao final, de que modo as categorias de símbolo, enigma, alegoria e mistério são mobilizadas pela autora como recursos expressivos e elementos estruturais.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.