A SANCTA SAPIENTIA MEDIEVAL – ENIGMA E MISTÉRIO NO TEATRO CRISTÃO DE ROSVITA DE GANDERSHEIM

  • Gilberto Figueiredo Martins UNESP
Palavras-chave: Teatro medieval cristão, Rosvita de Gandersheim, martírio, enigma e mistério

Resumo

No âmbito dos Estudos Literários, a teoria, a crítica e a historiografia acerca da literatura produzida na Idade Média avançaram muito, a partir de 1940, com as obras de Ernst Curtius, Mikhail Bakhtin e Erich Auerbach. A despeito dos progressos, permanecem na sombra alguns aspectos específicos, com incursões pontuais conquanto significativas: é o caso da fortuna crítica sobre a produção literária feminina no período. Rosvita foi canonisa e viveu no convento beneditino de Gandersheim (Alemanha), no século X d.C.. Influenciada por Terêncio, escreveu em latim peças teatrais nas quais apresentava figuradamente questões teológicas, a fim de difundir a doutrina cristã. O tema do martírio mereceu destaque, sendo o foco central da peça Sabedoria, ambientada no tempo do imperador romano Adriano. No ensaio, analisa-se este texto dramatúrgico, discutindo, ao final, de que modo as categorias de símbolo, enigma, alegoria e mistério são mobilizadas pela autora como recursos expressivos e elementos estruturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Figueiredo Martins, UNESP
Graduado em Letras pela USP, onde concluiu seu Mestrado e Doutorado em Literatura Brasileira. Atualmente, é professor do Departamento de Literatura da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Assis (SP), realiza estágio de pós-doutoramento na UNICAMP e é aluno do curso de Especialização em História das Religiões da UEM (PR).
Como Citar
Martins, G. F. (1). A SANCTA SAPIENTIA MEDIEVAL – ENIGMA E MISTÉRIO NO TEATRO CRISTÃO DE ROSVITA DE GANDERSHEIM. Revista Brasileira De História Das Religiões, 4(10). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v4i10.30384
Seção
ARTIGOS LIVRES