JOYCE MEYER: BEM-ESTAR ESPIRITUAL E EMOCIONAL NA MÍDIA EVANGÉLICA
Resumo
O artigo analisa os discursos sobre o bem-estar físico, material e emocional presentes na produção midiática da pregadora norte-americana Joyce Meyer, cujos livros encontram uma boa venda em nosso país há cerca de dez anos. Sob a perspectiva da História Cultural avalio essa “mídia de manutenção” para evangélicos adultos, composta por livros de aconselhamento, vídeos e uso da internet, que visa oferecer ferramentas para permanecer na fé cristã em meios às adversidades do cotidiano. A primeira parte do texto discorre sobre aconstrução da imagem pública da pregadora para legitimar seu discurso no mercado evangélico norte-americano e brasileiro; a segunda analisa as características dos seus produtos disponíveis no Brasil. Observo uma forte ênfase no auto-aperfeiçoamento e no fortalecimento espiritual e emocional individual, ressaltando-se a parceria entre o indivíduo e Deus, a fim de fortalecer a autonomia religiosa individual e, ao mesmo tempo, livrar o sujeito dos fardos da autossuficiência moderna.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.