Inventariar a fé? Apontamentos teóricos acerca da ‘materialidade’ e ‘imaterialidade’ nas crenças afro-brasileiras
Resumo
Como inventariar as crenças afro-brasileiras? Como captar a diferença por meio da fotografia? Como construir uma imagem dos deuses? Essas são algumas das questões que norteiam a reflexão aqui apresentada. Visando contribuir ao estudo das relações entre o patrimônio imaterial e as religiões e religiosidades, buscamos compreender como Pierre Verger, em meados do século XX, na Bahia, buscou enunciar as divindades africanas por meio da fotografia. A fonte histórica utilizada consiste na obra Notas sobre o culto aos orixás e voduns e os aportes teóricos e metodológicos são Sandra Pesavento e François Hartog.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.