Felipe Melanchthon (1497-1560): pedagogo da Reforma protestante, patrimônio da educação
Resumo
Felipe Melanchthon foi um personagem fundamental da reforma protestante do século XVI, pouco conhecido no Brasil e na América Latina. Ele era um humanista, considerado "Professor da Alemanha", importante pedagogo da Reforma Protestante, um patrimônio da educação. A atuação de Melanchthon foi tão importante quanto a de Lutero. O presente artigo pretende contribuir na reflexão dos festejos dos 500 anos de Reforma Protestante, que serão celebrados em 2017. Como fontes de pesquisa, utilizou-se vários materiais bibliográficos, tais como: biografias, artigos, textos, bem como livros e textos escritos pelo próprio Melanchthon, além de visitas realizadas, em vários museus na Alemanha, especialmente na cidade de Wittenberg. Para o humanista Melanchthon a educação necessitava ser melhorada continuamente, onde a alegria e a disciplina eram, em seu entender, elementos fundantes no ensinar e no aprender.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.