“O I Congresso Catholico de Alagoas (1917)”: Catolicismo militante e patriotismo na República Velha
Resumo
O objetivo deste texto é levantar algumas questões em torno do I Congresso Catholico de Alagoas, realizado entre 9 e 16 de setembro de 1917, na capital Maceió. O Congresso, idealizado pelo segundo bispo D. Manoel Antônio de Oliveira Lopes, tinha por objetivo “primordial tratar dos interesses catholicos da diocese, comemorando ao mesmo tempo a data de 16 de setembro de 1917, que relembra a elevação da antiga comarca a categoria de capitania independente de Pernambuco”. No contexto das relações entre Igreja e Estado no Brasil, nos primeiros anos da República, ainda conturbados, tem-se as relações “cordiais” de poder em Alagoas e a elaboração de um discurso que busca na tradição, a afirmação da identidade católica militante como a essência da nacionalidade e do patriotismo. Para esta reflexão, foram utilizadas as fontes da imprensa local e brasileira e do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió, na perspectiva da História Social.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.