Outra África, outra Cristandade, outro Israel
Resumo
O estudo de história da África e das religiões e religiosidades africanas ainda é feito no Brasil quase que só de modo necessariamente vinculado à história das religiões e religiosidades afro-brasileiras e da diáspora africana no Brasil, o que é compreensível em função da história e da conjuntura particular deste tipo de investigação, mas também um tanto quanto limitador. Olhar para outros cenários socioculturais, políticos, econômicos e religiosos na história do continente que não exclusivamente os das sociedades afro-ocidentais envolvidas no ecúmeno imperial lusitano é um dos testes de maturidade para a consolidação cá entre nós dos estudos de história da África e das religiões e religiosidades africanas. Neste sentido, pode ser de grande auxílio o contato com uma obra como a do Prof. Amsalu Tefera dedicada à edição crítica e contextualização da Dǝrsanä Ṣǝyon, Homilia [em honra] de Sião, texto do século XV que nos remete a importantes questões referentes à tradição religiosa e à construção da autoridade política da Etiópia medieval.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.