O percurso histórico e social das práticas em torno do morrer
Resumo
No livro “Uma História Social do Morrer”, o médico e sociólogo Allan Kellehear realiza um exame vasto e profundo da história humana dos fins. O autor busca identificar e descrever os arquétipos fundamentais do morrer no decorrer da história da humanidade, destacando que as formas de lidar com o fim não são as mesmas, variando conforme a época, a sociedade, a cultura, etc. Para tanto, Kellehear (2016) realiza um levantamento bibliográfico, transitando por pesquisas em diversos campos da ciência, tais como Arqueologia, Etnografia, Antropologia, Sociologia, Psicologia, História, Economia e Ciências Médicas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.