Os motivos da árvore da vida e de dois pregadores metodistas numa gravura anglicana inglesa do século 18

  • Helmut Renders Umesp, Faculdade de Comunicação, Educação e Humanidades PPG em Ciências da Religião
Palavras-chave: Linguagens religiosas, cultura visual religiosa, gravuras religiosas, Caminho largo e estreito, Árvore davvida.

Resumo

O artigo interpreta uma gravura anglicana popular que une os motivos religiosos cristãos dos dois caminhos, da porta estreita, da boca do inferno, da nova Jerusalém e da árvore da vida. O método interpretativo segue a proposta de Wölfflin de enfoque no motivo principal – a árvore da vida – e motivos secundários específicos – dois pregadores metodistas – para identificar a narrativa visual principal da gravura. Conclui-se que a gravura transforma um acento chave da teologia wesleyana, a sua ênfase na sinergia divino-humana, ou na complementaridade entre a graça divina e a responsabilidade humana, em uma narrativa visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helmut Renders, Umesp, Faculdade de Comunicação, Educação e Humanidades PPG em Ciências da Religião


FotoGraduação em teologia - Theologisches Seminar der Evangelisch-methodistischen Kirche in Deutschland (RFA, 1987 / convalidado pela Universidade Metodista de São Paulo [Umesp] em 2001) e curso de hebraico - Kirchliche Hochschule Wuppertal (RFA, 1984).  Doctor of Ministry - Wesley Seminary Washington, DC (EUA, 1998). Lato Sensu em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2003). Iniciou em 2003 um mestrado em Ciências da Religião (Umesp, BRA), na qualificação transformado em doutorado direto (2004), Doutorado em Ciências da Religião - Umesp (BRA, 2006). Pós-doutorado em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF] (BRA, 2012). É coordenador e professor associado I do Programa da Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo e da Faculdade de Teologia (Graduação). Tem experiência na área da Teologia e Ciências de Religião e concentra sua pesquisa nas linguagens da religião e suas expressões simbólicas, narrativas, rituais, doutrinais, éticas cultura e os aspectos sociais das culturas visuais religiosas desde o Brasil colônia até hoje. Financiamentos concedidos: Ago. 2014: FAPESP [reunião no exterior]; Set. até Out. 2014: Luce Fellow e Visiting Professor na Candler School of Theology da Universidade Emory, Atlanta, GA, EUA. Fev. 2015: PAEX da CAPES [reunião no exterior]; Jul. 2016: FAPESP [reunião no Brasil]; 2017: FAPESP [reunião no exterior]; 2017-2019: FAPESP Projeto Regular. Assessorias técnico-administrativas: CAPES, FAPESP; Universidades Mackenzie e PUC-PR.

Publicado
2018-12-30
Como Citar
Renders, H. (2018). Os motivos da árvore da vida e de dois pregadores metodistas numa gravura anglicana inglesa do século 18. Revista Brasileira De História Das Religiões, 11(33), 127-169. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v11i33.42526