A dimensão política da Teologia Protestante da Libertação
Resumo
O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre aspectos teológicos enfatizados por círculos protestantes no contexto da Teologia Latino-Americana da Libertação como a relação entre fé e política, a responsabilidade social cristã, a perspectiva ecumênica, a primazia da graça, a crítica profética em relação às formas idolátricas no campo sociopolítico e econômico e a eclesialidade de comunhão e serviço. Esse quadro está organizado em dois momentos. O primeiro deles privilegia a contribuição da primeira geração de teólogos da libertação, com suas correspondentes práticas sociais e ecumênicas, especialmente a de José Miguez-Bonino, Julio de Santa Ana e Rubem Alves. No segundo momento, a partir da herança teológica do movimento ecumênico em torno de ISAL (Igreja e Sociedade na América Latina), destacamos alguns temas recorrentes como a perspectiva teológica ecumênica, a primazia da graça, a vida em comunidade e as tensões entre instituição e movimento. Por fim, a partir da visão política e teológica subjacente à teologia protestante latino-americana, apresentamos um leque de questões que desafiam o contexto histórico atual.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.