A dimensão política da Teologia Protestante da Libertação

  • Claudio de Oliveira Ribeiro Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião
Palavras-chave: , protestantismo de libertação, ISAL, ecumenismo, fé e política

Resumo

O texto apresenta os resultados de pesquisa sobre aspectos teológicos enfatizados por círculos protestantes no contexto da Teologia Latino-Americana da Libertação como a relação entre fé e política, a responsabilidade social cristã, a perspectiva ecumênica, a primazia da graça, a crítica profética em relação às formas idolátricas no campo sociopolítico e econômico e a eclesialidade de comunhão e serviço. Esse quadro está organizado em dois momentos. O primeiro deles privilegia a contribuição da primeira geração de teólogos da libertação, com suas correspondentes práticas sociais e ecumênicas, especialmente a de José Miguez-Bonino, Julio de Santa Ana e Rubem Alves. No segundo momento, a partir da herança teológica do movimento ecumênico em torno de ISAL (Igreja e Sociedade na América Latina), destacamos alguns temas recorrentes como a perspectiva teológica ecumênica, a primazia da graça, a vida em comunidade e as tensões entre instituição e movimento. Por fim, a partir da visão política e teológica subjacente à teologia protestante latino-americana, apresentamos um leque de questões que desafiam o contexto histórico atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio de Oliveira Ribeiro, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião
Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), com estágio de pesquisa de pós-doutorado na Southern Methodist University (Dallas-EUA, 2015)
Publicado
2018-09-01
Como Citar
Ribeiro, C. de O. (2018). A dimensão política da Teologia Protestante da Libertação. Revista Brasileira De História Das Religiões, 11(32), 75-102. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v11i32.42744