Memória e Ação Político-Popular das Ceb’s na Arquidiocese de Curitiba (1980-1990): estudo de caso da paróquia São Pedro Apóstolo
Resumo
As represálias advindas à teologia da libertação e as mudanças econômicas ocorridas no final do século passado, ocasionam a crise de paradigmas não somente na esfera política, mas também teológica. A análise da Arquidiocese de Curitiba (Brasil), nas décadas de 1980 e 1990, privilegia reflexão sobre a ação e as relações de poder eclesiástico envolvendo tensões locais com os leigos militantes das comunidades eclesiais de base. Neste sentido, a resistência popular e a organização das pastorais sociais, fez com que lideranças clericais e leigas inclinadas ao discurso progressista da teologia da libertação, mobilizassem as comunidades de base, para a conquista de direitos civis. É o caso da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Curitiba, que se tornou símbolo de resistência e mobilização popular principalmente nos anos 1980 e 1990. Portanto, buscou-se compreender a ação e reação das Ceb’s nas orientações pastorais da Arquidiocese de Curitiba, por meio da análise de fontes primárias e de técnicas de pesquisa qualitativa da paróquia, no intuito de analisar as relações complexas de poder na ruptura da unidade do discurso e das representações sociais.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.