O Enigma da Religião: Religião e Sociedade em Marx, Weber, Durkheim e Bourdieu

  • Ivoni Richter Reimer PUC Goiás
  • Danilo Dourado Guerra PUC Goiás
  • Eliézer Cardoso de Oliveira PUC Goiás
Palavras-chave: Religião, sociedade, clássicos da sociologia

Resumo

Este artigo de forma parcial e introdutória pretende expor ferramentas conceituais e teóricas para uma análise do fenômeno religioso. Para tal, lançou-se mão dos pressupostos teóricos da tríplice matriz da sociologia da religião: Marx, Durkheim e Weber, bem como os de Bourdieu que, em alguma medida, constituiu uma síntese dos referidos clássicos da Sociologia. Nesse sentido, o artigo objetiva explicitar a relação entre  religião e sociedade, analisando o modo como esses autores conceberam a religião, determinaram a sua importância metodológica e vislumbraram o seu papel na evolução social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivoni Richter Reimer, PUC Goiás
Pós Doutorado em Ciências Humanas (UFSC Florianópolis). Doutorado em Filosofia/Teologia (Universität Kassel). Graduação em Teologia (EST São Leopoldo). Docente na PUC Goiás (Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião e em História). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq.
Danilo Dourado Guerra, PUC Goiás
Doutorando e Mestre em Ciências da Religião (PUC Goiás). Estágio doutoral sanduíche na Università Degli Studi di Padova (Itália). Bacharel em Teologia (FAIFA e SETEBAN). Bolsista CAPES.
Eliézer Cardoso de Oliveira, PUC Goiás
Pós-doutor pelo Programa de Ciências da Religião (PUC Goiás). Doutor em Sociologia (UnB). Professor no curso de História e no Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (UEG Anápolis -GO). Bolsista do Programa de Incentivo à Pesquisa da UEG.
Publicado
2018-09-01
Como Citar
Reimer, I. R., Guerra, D. D., & de Oliveira, E. C. (2018). O Enigma da Religião: Religião e Sociedade em Marx, Weber, Durkheim e Bourdieu. Revista Brasileira De História Das Religiões, 11(32), 175-189. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v11i32.43284