Contribuições para o registro e estudo taxonômico das expressões votivas derivadas do catolicismo
Resumo
Este trabalho propõe uma sistemática para o registro e estudo taxonômico das expressões votivas, especialmente as derivadas do catolicismo. Considerando as práticas votivas como construções simbólicas que envolvem a consagração, renovação e pagamento de promessas – de onde emergem os “ex-votos” – procedemos à observação etnográfica em mais de duzentos sítios devocionais no Brasil (notadamente a região nordeste) e em outros países da América do Sul, o que possibilitou a produção de uma Sinopse Estilográfica e o desenvolvimento de esquemas taxonômicos em diferentes níveis: quanto à função crônica da oferta votiva, quanto ao seu índice canônico, quanto às propriedades sígnicas dos oblatos, além de um quadro esquemático das formas expressivas do dom. A percepção multissituada do fenômeno votivo revelou uma complexa rede de influências recíprocas entre as expressões de religiosidade popular e a liturgia formal da Igreja, destacando o valor estético da oferta gratulatória e a emergência de novas devoções.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.